domingo, 16 de outubro de 2011

Oitava aula

No oitavo encontro (14/10/2010) todos os colegas apresentaram de forma breve como estavam realizando o Portfólio da disciplina. Foram realizadas apresentações no Power Point, em livros e em blogs. Parabéns a todos pela realização da atividade!

No segundo momento, apresentamos nossos planos de aula e atividades sobre as canções distribuídas na sétima aula.

Primeiro Grupo:
Música 'A noite no castelo' de Hélio Ziskind








O grupo pensou a atividade para as séries iniciais com o objetivo de cantar, criar e dramatizar a história da canção. Pensaram em trabalhar conteúdos como folclore, paisagem sonora e parâmetros sonoros. A idéia inicial era que os alunos conhecessem a música através do professor e depois fossem convidados a cantar. No segundo momento, os alunos seriam divididos em grupos para dramatizarem a história e criarem um final para ela, acrescentando uma frase á música.

A letra da música diz o seguinte:

A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um fantasma que faz UUUUUUU
E tem uma bruxa também que faz HA HA HA HA
E tem um vampiro também que faz FFUUUU

Nesse momento, a turma foi dividida em grupos de quatro componentes para que cada grupo criasse uma continuação para música. E no segundo momento apresentamos a criação. As frases criadas pela turma foram:

a) Chegando a meia noite
    As caveiras levantam
    Tumbalacatumbatumbalá
    Tumbalacatumbatumbalá
    Tumbalacatumbatumbalá.

b) E a princesa acordou AAAH
    E o cavaleiro chegou (palmas)
    Mas a ponte desabou.

c) As portas do castelo
    Abriram sozinhas
    O vento soprava
    E uma moça inocente descia as escadas
    E o William Bonner dizia: BOA NOITE!

d) O menino sente medo
    Passa longe do castelo
    Para casa vai correndo
    E se esquece do chinelo

e) Sussuros na lua cheia
    Caveiras se remexendo
    O homem é lobisomen Auuuuu
    E eu fiz xixi de medo


Segundo Grupo:
Música 'O grilo' de Luis Reyes Gil








O grupo pediu que sentassemos no chão em roda e começou a conversar sobre grilos. Como era o som deles, qual era a aparência deles, entre outros aspectos. Cada aluno ganhou uma folha verde em formato de quadrado e fizemos uma dobradura de um grilo, significando a prática. O grupo pediu que bricassemos com as dobraduras e enquanto isso contou a história do grilo, que dizia o seguinte:

Era uma vez um grilo, alegre, feliz, saltitante pelos campos verdejantes. O dia estava bem bonito, mas aconteceu algo que não era esperado, derrepente uma SOMBRA ENORME foi se avolumando em cima do grilo e PLAFT. (nessa hora da história o grupo pediu para toda turma gritar: AAAI) Era um sapato que pisou no grilo, ele ficou se remexendo, mas logo conseguiu mexer uma perna, a outra perna até que ele voltou a ser alegre e feliz.

Depois da história o grupo ensinou a música 'O grilo'. A letra diz o seguinte:

Coro: Era uma vez um grilo feliz, com patas, antenas, olhos e nariz.
Solo ou grupo: Mas nem tudo são flores nesta vida! Um belo dia, ele viu... uma sombra... um sapato...enorme!
Coro: AAAI
O maestro ou outro solista: É incri- crível! Alguém pisou em cima do grilo! Isso é um cri-crime!
Solo ou grupo: Mas nem tudo é tragédia nesta vida! O grilo tentou mexer uma pata, ô mexeu! O grilo tentou mexer a outra pata, Ô mexeu! E cambaleou, e cambaleou, e cambaleou, até que o grilo ficou em pé!
Coro: Era uma vez um grilo feliz, com patas, antenas, olhos e nariz.

Depois de cantar a música, fizemos uma atividade com bolinhas.







A proposta era que realizassemos movimentos com a bolinha no nosso corpo, enquanto um dos integrantes do grupo tocava a melodia no piano.

Terceiro grupo:
Música 'Há' de Bene Fonteles










 Eu era integrante deste grupo. Primeiramente cantamos a melodia para a turma conhecer. A letra diz o seguinte:

Há mil sons no ar, há mil tons no mar,
Há mil sons no ar, há mil anos luz, há mil
Pedras folhinhas secas água dos rios verdes lilás
Homens de fibra tecem toda manhã um papel de paz
Há mil tons no mar, há mil sons no ar, há mim anos luz, há mil
Pedras folhinhas secas água dos rios verdes lilás
Homens de fibra tecem toda manhã um papel de paz

Comentamos que é importante realizar uma análise da música que vamos trabalhar com os alunos para identificar os elementos que ela possui. O compositor da música 'Há' é paraense, artista plástico, músico e poeta. Foi bastante conhecido na MPB e a arte dele é voltada para natureza. Ela é uma música de métrica binária, natureza simples, a estrutura dela é ABA com coda, no âmbito do caráter, a música possui uma ambientação de natureza e ela é construída com base na escala pentatônica de sol. Ao trabalhar a canção com uma turma, que a professora aconselhou que fosse de séries iniciais, podemos explorar sons da natureza e do corpo na interpretação, trabalhar o canto e as alturas.

Quarto grupo:
Música 'Minha canção' de Luiz Enriquez / Sérgio Bardotti
Tradução e Adaptação de Chico Buarque







O grupo pensou em uma atividade para a faixa etária de seis e sete anos com crianças que já passaram por musicalização. O objetivo do grupo era trabalhar a escala de dó maior utilizando os sinos, junto com a execução da canção. O primeiro passo do planejamento era contar a história da canção, tocar e cantar a música e por fim realizar uma atividade com os sinos. A melodia da canção é construída com base na escala de dó maior, primeiro em movimento ascendente e depois descendente.

A letra diz o seguinte:

Do rme a cidade
Re sta um coração
Mi sterioso
Fa z uma ilusão
Sol etra o verso
La vra a melodia
Si ngelamente
Do lorosamente
Do ce a música
Si lenciosa
La rga o meu peito
Sol ta-se no espaço
Fa z-se a certeza
Mi nha canção
stia de Luz onde
Do rme o meu irmão

Partitura:




Depois de falar sobre o planejamento, o grupo colocou oito sinos no centro da sala, cada sino com uma nota da escala de Dó maior. A proposta era que a turma formasse a escala de Dó maior ascendente no centro, então um aluno de cada vez foi ao centro procurando a nota correspondente para atingir este objetivo. No fim, uma integrante do grupo tocou a música no piano, todos cantamos e os alunos que estavam com os sinos tocaram de acordo com a melodia. Quando a frase da melodia era construída com a nota dó, a pessoa que estava com o sino que soava a nota dó tocava junto, e assim, consecutivamente.

Quinto grupo:
Música 'O Sábia' de Carmen Mettig Roch






O grupo perguntou em que estação do ano nós estávamos e nós respondemos que era na primavera. Para festejar a primavera o grupo escolheu um som da estação, ficamos ouvindo ele por um tempo e depois identificamos que era um sabiá. Conversamos um pouco sobre o sabiá, suas características e sons. Depois o grupo levou a letra da música 'O sábia':

Dó Ré Mi Fá Sol
Lá vai o sol
Dó Ré Mi Fá
O sabiá
Dó Ré Mi
Já vai dormir
Cantando
Sol Fá Mi Ré Dó

Todos cantamos a música, pois já conhecíamos. Porém, a proposta do grupo para sala de aula foi uma proposta de rearranjo. Os alunos ao lerem a letra deveriam criar uma melodia para ela. Em um segundo momento, o professor levaria uma partitura analógica da melodia original e depois compararia com os alunos com a partitura tradicional.


Sexto grupo:
Música 'Rei Capitão' de Maikel Gomes da Luz








O grupo recebeu uma partitura ritmíca desta música e a partir dela propuseram o trabalho com gêneros musicais. Os gêneros escolhidos foram o reggae, o funk e o rap e a proposta era ensinar para os alunos os conceitos e células ritmícas de cada gênero, nos quais eles deveriam inserir a letra da música. A atividade foi pensada para turmas de quarta e quinta série e poderia ser utilizada no ensino médio. A letra diz o seguinte:

Rei Capitão
Soldado Ladrão
Moça bonita
Do meu coração


Sétimo grupo:
Música 'Cantador - Bambalão' de Alda Oliveira do folclore brasileiro










A proposta do grupo era o canto em uníssono das duas vozes e depois a divisão da turma para realização da música a duas vozes.

Primeira voz:
Era uma vez um cantador
Era uma vez um cantador
Transformava tudo em canção
Agradando o coração

Segunda voz:
Bambalalão
Senhor Capitão
Espada na cinta
Ginete na mão

Uma integrante do grupo tocou a música no piano enquanto cantamos cada voz, depois o grupo dividiu as vozes mais agudas e as mais graves da turma para realizarmos as duas vozes simultaneamente.

Depois da apresentação dos grupos, encerrou-se a aula e a disciplina Música na Educação Básica I.

4 comentários:

  1. Uau! Esse blog ainda está ativo?! Será que você, Caroline, está por aí?! Acho que teríamos ótimos bate papos.
    Acredito muito na música como ferramenta e metodologia, na formação educacional do Ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda descubro que vc ama Vitor Ramil, que de nome eu não sabia se conhecia. Vou pesquisar, e ele é simplesmente o compositor da canção que usei a gravidez inteira, pra cantar pra minha filha. Na vdde, eu cantava pro céu, pras estrelas, pra Lua, pra Deus. E ela ouvia lá de dentro, claro. Mas cantei assim que ela nasceu. A enfermeira ainda observou que nunca tinha visto uma mãe que cantasse assim, pouco após dar à luz!

      Excluir