sábado, 8 de outubro de 2011

Sétima Aula

No sétimo encontro (07/10/2011) realizamos atividades referentes aos textos da aula anterior.

A primeira atividade foi de apreciação musical inspirada no texto que nosso grupo apresentou chamado 'Um estudo comparativo entre apreciação musical direcionada e não direcionada de crianças de sete a dez anos em escola regular'. O colega Ramon Stein levou uma música para os colegas apreciarem e pediu que a turma registrasse livremente no papel suas percepções.



                                          Vídeo da música apreciada:




Após a apreciação alguns colegas comentaram sobre suas percepções, dizendo que imaginaram um castelo, um baile real, um momento um conflito, no qual o rei estava ameaçado de morte e por fim a paz se restabelecendo. No segundo momento, o colega direcionou a apreciação pedindo que turma falasse das partes da música e as relações entre elas. Uma colega comentou o que escreveu dizendo que a música tinha três partes, a primeira era um allegro (referindo-se a andamento), na qual o solo inicia com um instrumento de sopro que vai conversando com os outros instrumentos, a segunda era um adágio, na qual foi criada uma atmosfera de tensão e na terceira acontece uma volta para o tema inicial, com os instrumentos de sopro. Outra colega falou que a estrutura da música era ABA.

Reflexões:
Depois dos apontamentos, conversamos sobre a atividade e o texto. De acordo com Swanwick, no nível individual, o aluno fala sobre sensações e sentimentos individuais ao ouvir uma música e no nível especulativo o aluno percebe detalhes dos acontecimentos musicais, relacionando os acontecimentos e tendo uma idéia do todo. Percebi na atividade que quando ocorreu um direcionamento, os colegas da pós falaram mais sobre os aspectos técnicos musicais, voltando suas atenções para outras características da obra. Considero tanto a parte dos sentimentos e sensações como a parte técnica importantes para o trabalho musical e o professor conduz seus alunos por esses terrenos dependendo da forma que propõe as atividades. A apreciação é rica e envolve vários aspectos, um deles é os esquemas que a pessoa já tem construídos para identificar elementos musicais e isso é um processo. Quanto mais se possibilita a escuta e a ampliação de repertório melhor, pois são momentos nos quais o aluno constrói esquemas.

Obra:  
O nome da obra é Quadros de uma exposição, foi composta por um compositor russo chamado Modest Mussorgsky da metade do século XIX, ou seja, do período chamado romântico. Ele era muito amigo de um pintor e um dia foi em uma exposição de quadros deste amigo e ele fez esta obra sobre a exposição. Na exposição tinham dez quadros e o compositor escreveu um trecho musical para cada quadro e para ligar um trecho a outro ele escreveu uma marcha simbolizando os passos de uma pessoa nessa exposição indo de um quadro á outro. Depois de cada trecho musical que representa um quadro, a marcha muda. Essa mudança significa que a pessoa vai se transformando através da apreciação artística. O compositor compôs para piano e Maurice Ravel que gostava muito desta obra orquestrou ela.

Depois disso, a colega Giane Ramos mostrou um material que confeccionou inspirado no livro Turma da Música da Cecília Cavalieri França. Ela confeccionou as notas da melodia da música 'Lobo Mau' do CD que acompanha o livro e fez diversas atividades com seus alunos de primeiro e segundo ano, trabalhando as notas e alturas da melodia da canção. Parabéns Gica!











 



 

Depois, a colega Adriane Vas dos Santos contou para turma que trabalhou com seus alunos a exploração dos sons do corpo e depois entregou uma cartela com fichas para eles. Ao colocar um CD com os sons de algumas ações cotidianas, pediu que seus alunos identificassem os sons relacionando-os com as figuras da cartela. E levou para a turma esta atividade!




                                                   Imagem da Cartela:




Por fim, a professora nos dividiu em trios, entregou uma música para cada grupo e pediu que montassemos um plano de aula com a finalidade de ensinar a música no próximo encontro. Pediu que pensassemos nos objetivos da nossa prática, nos conteúdos presentes, em estretégias que envolvessem produção, execução, apreciação e reflexão, nos recursos que serão utilizados e na forma de avaliação. Nos reunimos nos grupos para a realização do trabalho e depois de um tempo encerrou-se a aula. No próximo relato, contarei os resultados desta atividade!



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