sábado, 17 de setembro de 2011

Quarta Aula

No quarto encontro (16/09/2011) conversamos sobre o texto Notação Musical não tradicional: possibilidade de criação e expressão musical na educação infantil de Wasti Sivério Ciszevski.

O texto trata de formas de registro musicais e de como escrever uma partitura não somente da forma tradicional direcionado para educação infantil. A notação musical é o registro dos sons de maneira gráfica não necessariamente da maneira tradicional e a autora fala que é importante para criança a utilização da partitura analógica para que ela tenha uma experiência prévia com os símbolos, antes de entender a partitura tradicional. O processo é parecido com a alfabetização, a criança não começa a ler frases inteiras, tem todo o passo a passo nos níveis pré-silábico, silábico e alfabético e através da experimentação a criança vai criando hipóteses da escrita e vai construindo esquemas. A alfabetização musical é um processo, a criança a partir de várias experimentações com diferentes movimentos gráficos relacionados ao som  pode ir fazendo a relação com a partitura, com orientação do educador musical que deve agir de forma lúdica, deixando o aluno á vontade para vivenciar isto. Com o desenrolar do processo o aluno vai entendendo a partitura cada vez mais efetivamente. Outra questão que a autora aborda é que as escolas de educação infantil usam músicas, mas o objetivos ás vezes não são musicais e sim tem a finalidade de ajudar na organização para o lanche, para fazerem silêncio e para criação de hábitos. Porém a música é manifestação do criativo e é expressividade. Devemos ter cuidado ao tratar deste assunto, pois as professoras generalistas, algumas vezes, não possuem um conhecimento específico na área da música e percebem a partir da prática intuitiva que a música é um recurso poderoso para organização e outros fins. O que devemos fazer não é criticar esses profissionais e sim mostrar a gama de repertório musical que está á disposição deles. O problema não é utilizar essas músicas para outros fins e sim ficar preso a esses objetivos, sem buscar alternativas novas.

Fizemos uma atividades na qual foi entregue fichas com registro gráficos e nós deveríamos representar essas fichas sonoramente. Alguns exemplos de imagem:























O professor e principalmente os alunos podem inventar registros gráficos que representem os sons e realizar sons representando-os graficamente da forma que acharem adequada. Essas atividades são ricas, pois cada pessoa interpreta o registro gráfico de uma forma, aparecendo diferentes timbres. Após este momento assistimos duas bancas da Pós graduação.



Alguns vídeos legais de canções infantis:


                                                 A Loja do Mestre André

                                                  Borboletinha
  

                                                  Meu Pintinho Amarelinho


                                                Se essa rua fosse minha


                                                  A barata


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