quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quinta Aula

No quinto encontro (23/09/2011) lemos uma síntese dos paramêtros currículares nacionais da área de Artes. Ele parte da lei de diretrizes e bases de 1996. Os objetivos do PCN são dar subsídeos para a prática dos professores de artes visuais, música, dança e teatro auxiliando ele no seu trabalho, respeito sua concepção pedagógica própria e a pluralidade cultural brasileira. Os ponto principal da proposta do PCN são a produção, fruição e reflexão. Diretamente relacionado á música, o PCN propõe na produção: comunicação, expressão em música, interpretação, improvisação e composição; fruição: apreciação significativa, escuta, movimento e compreensão da linguagem musical e a refleção: a música como produto cultural e histórico, músicas e sons do mundo. A partir do que foi lido, refletimos que, o PCN ficou muito abrangente e a importância do professor da área ir realizando um mapeamento do que trabalha em cada série para futuramente montarmos um currículo.

Em meio a conversa a colega sugeriu a Coleção Batuque Batuta e nesta coleção está presente algumas dicas de atividades musicais em cada ano.









Um norte que ajuda o professor no mapeamento é a pergunta: "Onde eu quero que o meu aluno chegue?"

Na segunda parte da aula ocorreu apresentações dos seguintes textos:

1) Variações sobre um passeio no parque de Viviane Beineke e Andréia Veber

A atividade que as autoras propõe pode envolver uma turma que possua diferenter níveis de conhecimento musical.  O texto trás uma sonorização de um parque de diversões e primeiramente fala para o professor fazer perguntas para seus alunos, tais como: vocês já foram em um parque de diversões? Que brinquedos tinham? Quais sons eles escutavam quando fechavam os olhos? E as pessoas conversando? e depois disso propor para eles um passeio sonoro neste parque.  Na primeira parte do texto as autoras, registram na partitura tradicional e analógica os sons do realejo, que é um instrumento musical que toca melodias predefinidas quando se gira uma manivela, do carrossel, da roda gigante, do trem fantasma, da montanha russa e do burburinho. Em um segundo momento, as autoras propõe um jogo de improvisação com os alunos, no qual eles criem a sonorização deste parque. A fundamentação teórica do texto foi baseada em Swanwick. Dividimos a turma em grupos para fazerem os seguintes sons em espaços diferentes da sala:























Para o leitor ouvir o resultado sonoro desta atividade e baixar o jogo Passeio no Parque, entre neste site:

www.ceart.udesc.br/passeionoparque


2) Sozinha eu não danço, não canto, não toco de Cecília Cavalieri França

No texto, a autora trás uma proposta de atividade sobre o circo. O trabalho é feito sobre a música do Palhaço e da Bailarina e dentro da peça está presente diversos conteúdos da música. O trabalho é fundamentado em Swanwick. Na sala, estavam presentes vários instrumentos de percursão e a colega Patrícia realizou a leitura de uma história do texto e convidou as pessoas á irem entrando na brincadeira a medida que ela fosse lendo.

O texto era o seguinte:

Quem já foi ao circo? Ou já viu algum na TV? O que acontesse no espetáculo? De que você mais gostou? Do mágico, dos animais, dos malabaristas, equilibristas e como eram os palhaços? Engraçados, alegres, brincalhões, desengonçados, com sapatos enormes e calças com suspensórios? Bem eu vou anunciar os palhaços e vocês vão entrar em cena engraçados e trapalhões. (tempo para entrada dos palhaços) Agora precisamos de músicos para orquestra do circo, vocês irão escolher intrumentos e inventar sons animados para enfeitar o número dos palhaços (tempo para entrada dos músicos e execução do instrumento que escolheram). Muito bem, acontece que nem todo mundo está animado, no circo há uma bailarina que não quer dançar, ela é tímida e não gosta de dançar sozinha, então, vamos precisar de um grupo de bailarinas (tempo para entrada das bailarinas) e um grupo de músicos para tocar sons delicados para elas (tempo para entrada dos músicos e execução do instrumento que escolheram). Agora vamos organizar os quatro grupos: os palhaços, seus músicos animados, as bailarinas e seus músicos delicados. Eu vou apontando para os grupos e vocês vão entrando ou saindo de cena. Preparados? Senhoras e senhores, com vocês, os palhaços e seus músicos, agora só as bailarinas e seus músicos.












Esta atividade envolve o prazer, a ludicidade, a imaginação e fantasia, o vínculo da criança com o seu cotidiano, o movimento e expressão corporal, do ponto de vista musical inclui a improvisação instrumental ou vocal, permite a exploração de contrastes expressivos, variações de textura e articula a forma musical a partir da alternância das entradas dos grupos. Nada se falou sobre notas musicais, nem sobre semínimas, pentagramas ou síncopes, mas o aprendizado musical terá sido tão verdadeiro quanto duradouro, para as crianças essa atividade é pura diversão, para o professor também, pois não pode haver maior satisfação do que se lambuzar de música com as crianças.

As atividades da aula foram pensadas para as crianças com a faixa etária dos seis aos oito anos, mas podem ser adaptadas para crianças de outras idades. Ao término da apresentação, a aula foi encerrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário