Em meio a conversa a colega sugeriu a Coleção Batuque Batuta e nesta coleção está presente algumas dicas de atividades musicais em cada ano.
Um norte que ajuda o professor no mapeamento é a pergunta: "Onde eu quero que o meu aluno chegue?"
Na segunda parte da aula ocorreu apresentações dos seguintes textos:
1) Variações sobre um passeio no parque de Viviane Beineke e Andréia Veber
A atividade que as autoras propõe pode envolver uma turma que possua diferenter níveis de conhecimento musical. O texto trás uma sonorização de um parque de diversões e primeiramente fala para o professor fazer perguntas para seus alunos, tais como: vocês já foram em um parque de diversões? Que brinquedos tinham? Quais sons eles escutavam quando fechavam os olhos? E as pessoas conversando? e depois disso propor para eles um passeio sonoro neste parque. Na primeira parte do texto as autoras, registram na partitura tradicional e analógica os sons do realejo, que é um instrumento musical que toca melodias predefinidas quando se gira uma manivela, do carrossel, da roda gigante, do trem fantasma, da montanha russa e do burburinho. Em um segundo momento, as autoras propõe um jogo de improvisação com os alunos, no qual eles criem a sonorização deste parque. A fundamentação teórica do texto foi baseada em Swanwick. Dividimos a turma em grupos para fazerem os seguintes sons em espaços diferentes da sala:
www.ceart.udesc.br/passeionoparque
2) Sozinha eu não danço, não canto, não toco de Cecília Cavalieri França
No texto, a autora trás uma proposta de atividade sobre o circo. O trabalho é feito sobre a música do Palhaço e da Bailarina e dentro da peça está presente diversos conteúdos da música. O trabalho é fundamentado em Swanwick. Na sala, estavam presentes vários instrumentos de percursão e a colega Patrícia realizou a leitura de uma história do texto e convidou as pessoas á irem entrando na brincadeira a medida que ela fosse lendo.
O texto era o seguinte:
Quem já foi ao circo? Ou já viu algum na TV? O que acontesse no espetáculo? De que você mais gostou? Do mágico, dos animais, dos malabaristas, equilibristas e como eram os palhaços? Engraçados, alegres, brincalhões, desengonçados, com sapatos enormes e calças com suspensórios? Bem eu vou anunciar os palhaços e vocês vão entrar em cena engraçados e trapalhões. (tempo para entrada dos palhaços) Agora precisamos de músicos para orquestra do circo, vocês irão escolher intrumentos e inventar sons animados para enfeitar o número dos palhaços (tempo para entrada dos músicos e execução do instrumento que escolheram). Muito bem, acontece que nem todo mundo está animado, no circo há uma bailarina que não quer dançar, ela é tímida e não gosta de dançar sozinha, então, vamos precisar de um grupo de bailarinas (tempo para entrada das bailarinas) e um grupo de músicos para tocar sons delicados para elas (tempo para entrada dos músicos e execução do instrumento que escolheram). Agora vamos organizar os quatro grupos: os palhaços, seus músicos animados, as bailarinas e seus músicos delicados. Eu vou apontando para os grupos e vocês vão entrando ou saindo de cena. Preparados? Senhoras e senhores, com vocês, os palhaços e seus músicos, agora só as bailarinas e seus músicos.
Esta atividade envolve o prazer, a ludicidade, a imaginação e fantasia, o vínculo da criança com o seu cotidiano, o movimento e expressão corporal, do ponto de vista musical inclui a improvisação instrumental ou vocal, permite a exploração de contrastes expressivos, variações de textura e articula a forma musical a partir da alternância das entradas dos grupos. Nada se falou sobre notas musicais, nem sobre semínimas, pentagramas ou síncopes, mas o aprendizado musical terá sido tão verdadeiro quanto duradouro, para as crianças essa atividade é pura diversão, para o professor também, pois não pode haver maior satisfação do que se lambuzar de música com as crianças.
As atividades da aula foram pensadas para as crianças com a faixa etária dos seis aos oito anos, mas podem ser adaptadas para crianças de outras idades. Ao término da apresentação, a aula foi encerrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário